Por Revista QB

Nem todo mundo é fã de livros, não é mesmo? No entanto, em alguns momentos eles se tornam extremamente necessários, como ao se preparar para o vestibular, ao fazer um TCC ou um curso.

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2015, feita pela Plataforma Pró-Livro, 66% dos brasileiros não gostam de ler, ou gostam pouco. Porém, aproximadamente a metade da população acredita que a leitura traz conhecimento.

Além disso, os benefícios da atividade incluem a expansão do vocabulário e a melhora da escrita. Pensando nisso, a Revista QB reuniu algumas dicas para quem está entrando ou deseja entrar no universo de leitura. Veja a seguir dicas para aprender a gostar de ler:

 

 

Comece por livros pequenos

Já ouviu aquela expressão "não devemos dar um passo maior do que a perna"? Pois é, ela se encaixa muito bem nessa situação. Livros pequenos levam menos tempo para ler, e, normalmente, demandam menos esforço. Além disso, a sensação de terminar uma leitura irá te motivar a buscar pelas próximas.

Comece por um livro ou tema que você goste muito

Segundo a pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, a principal motivação para ler um livro, entre os que se consideram leitores, é o gosto (25%). Por isso, escolher um gênero que te atraia é fundamental, e fará com que você sinta prazer durante a leitura.

Determine a quantidade de páginas para ler por dia

Determinar a quantidade de páginas a serem lidas transforma a atividade em uma meta diária a ser batida, o que também produz constância. Mas lembre-se da dica anterior: não estabeleça números elevados de páginas pois nos dias em que estiver mais indisposto, a tendência será interromper a leitura.

Por isso, comece com um número baixo - como cinco páginas por dia - e vá aumentando gradativamente.

Reserve um tempo diário para leitura

A maior queixa daqueles que não possuem o hábito de ler, ainda de acordo com a pesquisa da Plataforma Pró-Livro, é por falta de tempo.

Por esse motivo, estabelecer horários para os afazeres diários é importante para que você administre melhor cada atividade e possa ter um tempo extra para dedicar à leitura. Cerca de 30 minutos por dia já fazem muita diferença.

Escolha um lugar tranquilo para ler

O barulho pode ser um problema até mesmo para aqueles que possuem o hábito de ler, pois a leitura exige concentração. Portanto, lugares mais silenciosos como uma biblioteca, uma sala de estudos, ou até mesmo dentro de casa são os mais apropriados para quem deseja desenvolver o hábito de ler.

E aí? Pronto para começar a ler? Conte para nós qual livro você está lendo ou vai começar a ler. ;)

Saiba mais sobre a Unincor e conheça também a opinião dos alunos na página de avaliação da universidade.