quinta do blog veterinaria 1

A Medicina Veterinária é a ciência médica que se dedica à prevenção, o controle, erradicação e o tratamento de doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais (domésticos e silvestres),  além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano.                                                                     

Para se tornar um médico veterinário é necessário, além do amor pelos animais, o conhecimento e aperfeiçoamento nos campos das ciências biológicas, exatas e sociais. É uma área que requer muito estudo, atenção e disposição. O profissional deve sempre estar atento às mudanças e atualizações relacionadas à saúde dos animais e ao seu impacto na saúde humana e ambiental.

 

O que faz um médico veterinário 

Ele cuida do bem-estar e da saúde dos animais domésticos e silvestres com assistência clínica e cirúrgica, cuidados com a alimentação, na prevenção e controle de zoonoses, reprodução de rebanhos, entre outras possibilidades.

 Também pode atuar na área de grandes animais e animais de produção (equinos, bovinos, suínos, aves, caprinos, ovinos, etc), em que o profissional além de cuidar da saúde animal é responsável pela produção, reprodução, bem estar, além de administrar e gerenciar empresas. Fazendas de produção, sítios e haras, são alguns exemplos de onde pode trabalhar quem trata de animais de grande porte.

 Atua também na medicina de animais silvestres e/ou selvagens, sendo o profissional responsável pelo manejo, conservação da fauna, controle e tratamento de enfermidades, entre outros.

O profissional da área pode atuar em zoológicos, aquários, criadouros, centro de reabilitação, IBAMA.

Atua em laboratórios, com patologia clínica, anatomia patológica, microbiologia, entre outros. A pesquisa é uma importante área para quem gosta de aprender e descobrir coisas novas.

 Como exclusividade de atuação do veterinário há os serviços de inspeção de produtos de origem animal, com atuação na inspeção e fiscalização em matadouros, frigoríficos, laticínios, fábricas de ração, estabelecimentos comerciais, entre outros.

 O trabalho vai muito além das clínicas e dos consultórios destinados aos animais de companhia: eles atuam em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor; têm papel fundamental na agropecuária brasileira; podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos; exercem atividades em laboratórios para análise de solo, para análise da água; realizam pesquisas em alimentos; participam da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal.

 Pode atuar no mercado de trabalho é a área acadêmica, como a docência em faculdades particulares e públicas.

 No caso da saúde pública, o médico veterinário é responsável pelo serviços de prevenção, controle e diagnóstico situacional de doenças transmissíveis ao homem pelos animais, as zoonoses; é o caso da raiva, leptospirose, brucelose, tuberculose, dengue, febre amarela, dentre outras.

 O profissional deve estar regularmente ativo no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) para poder atuar em qualquer área relacionada. 

quinta do blog veterinaria 2Mercado de trabalho 

O mercado de trabalho para os médicos veterinários é muito amplo e pode variar de acordo com a área escolhida e região, sendo sua concorrência e remuneração variáveis. De maneira geral, a oferta no mercado de trabalho é grande e está sempre em busca de profissionais capacitados em diferentes áreas de atuação.

Ele encontra no mercado de trabalho possibilidades de trabalhar em clínicas e hospitais veterinários (pequenos e grandes animais), zoológicos, laboratórios de análises clínicas, área comercial, indústria farmacêutica e alimentícia, na agropecuária, entre outras.

 Observa-se um constante crescimento do setor e de profissionais graduados em Medicina Veterinária. O profissional já começa a experiência profissional na própria faculdade, onde exerce estágios, remunerados ou não, que contribuem para uma melhor formação e experiência. 

Como uma das principais áreas de atuação, destaca-se a clínica e cirurgia de pequenos animais (cães, gatos, coelhos, entre outros), sendo uma das mais procuradas pelos profissionais recém-graduados, que podem atuar em clínicas particulares, clínicas próprias e no atendimento domiciliar.

Salários 

De acordo com o site Salário.com.br, a média salarial de um médico veterinário é R$3.954,84 para uma jornada de trabalho de 39 horas por semana. O teto pode chegar a R$ 9.033,31. Os valores podem variar de acordo com a região e local de trabalho.

 

quinta do blog veterinaria 3

Duração do curso de Medicina Veterinária

10 períodos (05 anos).  

O curso de Medicina Veterinária da UninCor 

O curso de Medicina Veterinária da UninCor está inserido em uma região onde a pecuária é uma das principais atividades econômicas. O setor agropecuário, que foi a base do desenvolvimento econômico das regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais, continua sendo bastante importante. 

 

A bovinocultura de leite e de corte, e também a equinocultura vem se destacando e são de grande expressão econômica. 

Além disso, a demanda por profissionais ligados aos pequenos animais no meio urbano tem aumentado devido à grande quantidade de criações. Diante dessa realidade, o mercado de trabalho está bem aquecido e o futuro do profissional formado em Medicina Veterinária é muito promissor, com um leque de oportunidades para os egressos.

foto fazenda materia veterinaria

Infraestrutura

A UninCor tem uma Fazenda experimental onde são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Hospital Veterinário com atendimentos para população onde os alunos participam com os supervisores de práticas.

Por que escolher o curso de Medicina Veterinária da UninCor

Diferencial do Curso:

  •     Criação de bovinos de leite e de corte com participação dos alunos em práticas. Criação de equinos e suínos com aulas práticas;
  •     Interação das aulas teóricas com aulas práticas;
  •     Extensão de aulas e visitas a fazendas da região levando o aluno à realidade da vida do profissional e das fazendas produtoras de leite e corte da região.

A maior parte dos alunos, logo após a formatura, já conseguem trabalhar tanto como autônomos como em empresas do ramo. A coordenação sempre apoia e auxilia o aluno recém-formado. 

quinta do blog veterinaria 4Estude na UninCor!

Faça sua graduação em Medicina Veterinária na UninCor e transforme sua vida para um novo tempo. Chegou a hora de acreditar, aproveitar as oportunidades para ir além e realizar o seu sonho de ser um profissional da Medicina Veterinária.

 

A UninCor tem estrutura completa, com profissionais altamente capacitados e reconhecidos pelo mercado. O curso de Medicina Veterinária está localizado em Três Corações.

Inscreva-se agora no vestibular da Unincor: transforme.unincor.br e faça sua prova sem sair de casa, ou utilize a nota do ENEM.

Conheça também o BOLSÃO ENEM, que oferece bolsas de até 50% de desconto. Confira o edital completo aqui.

Se preferir, fale com nossos consultores através do WhatsApp:

Gabriela (35) 99147- 2188 

Ráisa (35) 99196- 0863 

Byanca (35) 99123- 2882