foto materia 1

Na UninCor o estudante pode conseguir até 50% de desconto nas mensalidades.

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio é a maior avaliação do país. Ele mede o desempenho dos alunos que passaram pelo ensino médio ou estão concluindo esse nível de ensino. Quando foi criado, sua função era apenas a de aferir esse desempenho, mas com o passar dos anos, passou por diversas modificações e hoje ele é usado para muitas finalidades dentro dos contextos de ensino. 

Confira agora 6 possibilidades oferecidas pelo ENEM, e por que você deveria considerar fazer o exame.

1 - Vestibular

A maioria das instituições de ensino superior adotaram o Enem como processo seletivo e aboliram o vestibular tradicional. Muitas ainda têm uma avaliação própria, mas oferecem a opção para o aluno concorrer à vaga utilizando a nota do Exame.

2 - Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal que auxilia os estudantes a pagar seus cursos por meio de empréstimos a juros mais baixos do que os praticados no mercado. 

O programa foi criado em 2004 e para participar é preciso ter feito o Enem, qualquer edição a partir de 2010 e comprovar renda familiar de até três salários mínimos por família. É importante ressaltar que para concorrer é preciso ter nota igual ou superior a 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação.

Além do Fies, há também a modalidade P-Fies, que tem uma taxa de juros que varia de acordo com o agente financeiro (O Fies possui juros zero, com correção da inflação) e a renda mínima necessária para aderir sobe para até cinco salários mínimos.

O financiamento pode ser de 50% ou 100% do valor total do curso.

enem1blog3 - SiSU

O SiSU é o Sistema de Seleção Unificado e é por ele que a maioria das instituições de ensino superior públicas fazem seus processos seletivos. 

Quem gerencia o processo é o Ministério da Educação (MEC), que disponibiliza as vagas. 

A princípio, para participar do SiSU é preciso ter participado do ENEM sem ter zerado a nota. Porém, algumas instituições exigem uma pontuação mínima para participação. É preciso ter participado da última edição do exame. 

4 - Certificado ensino médio

É possível adquirir o certificado de conclusão do ensino médio através da nota do ENEM. Para isso é preciso indicar a intenção no momento da inscrição no exame e escolher uma instituição para certificar o aluno.

Também é necessário ter idade mínima de 18 anos, e ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos em cada área do conhecimento, e o mínimo de 500 pontos na redação. 

enem 3 blog5 - Estudar em Portugal

Algumas universidades portuguesas possuem convênio com o INEP que possibilita que estudantes brasileiros sejam selecionados por elas para estudar em seus cursos de graduação por meio do ENEM.

Quem define as notas necessárias para ingresso são as universidades, de acordo com o curso pretendido. Para saber a nota necessária, é preciso consultar os sites das próprias universidades.

6 - ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um dos mais importantes e procurados por estudantes de todo o país. Por ele, os candidatos podem adquirir bolsa de estudos em universidades particulares financiadas pelo Governo Federal. As bolsas podem ser integrais (100%) 

Para concorrer às bolsas, o estudante deve comprovar renda bruta mensal por pessoa da família de até 1,5 salário mínimo. Para bolsas parciais, a renda mínima exigida é de 3 salários mínimos por pessoa.ou parciais (50%).

A regra principal para participar do ProUni é que o participante não tenha ensino superior completo e que tenha feito o ENEM mais recente com nota mínima de 450. Também não pode ter zerado a redação.

Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública de ensino ou particular, como bolsista integral da própria escola (com exceção de estudantes com deficiência) podem participar.

Mesmo com diploma do ensino superior, podem participar professores da rede pública de ensino que estejam trabalhando na educação básica, e integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso não é necessário comprovar renda.

A UninCor participa do ProUni.

enem2blog

 7 - Participar do Bolsão ENEM da UninCor

A UninCor tem um programa específico de bolsas para participantes do ENEM e que estejam em busca da primeira graduação. Estudantes que tenham alcançado nota na redação acima de 300 pontos conseguem descontos que vão de 20% a 50%. Também são avaliados critérios socioeconômicos.

As inscrições começam no dia 28 de maio e vão até o dia 1° de setembro. Conferir as condições no edital.

O ENEM oferece muitas possibilidades para que o estudante ingresse no ensino superior e é uma avaliação essencial para quem precisa de auxílio financeiro para o pagamento das mensalidades, seja pelo financiamento estudantil ou pelas bolsas que o candidato pode conseguir. Há especialistas que afirmam que uma boa nota no exame pode, inclusive, ser um bom diferencial para se acrescentar no currículo profissional na busca por um emprego. Portanto, motivos não faltam para realizar o ENEM.