foto materia 1Em época de pandemia, quando o distanciamento social é primordial para evitar o contágio pelo Sars-CoV-2, a tendência é que as pessoas se tornem mais sedentárias. Porém, o estilo de vida pode influenciar na forma como o organismo reage à infecção e as atividades físicas podem ajudar a manter o corpo mais saudável e melhorar até mesmo o humor, em tempos tão difíceis.

Além dos benefícios que as atividades físicas oferecem em qualquer tempo, tanto para a saúde física quanto mental, elas são especialmente importantes no momento em que a covid-19 atinge a população mundial.

Uma massa corporal (IMC) elevada é um importante fator de risco. Um estudo realizado na França mostrou que a necessidade de ventilação mecânica foi maior entre pacientes com alto IMC. Dos pacientes analisados no estudo, 85,7% daqueles que precisaram da intervenção apresentavam IMC igual ou acima de 35.

O mesmo trabalho mostrou que o risco de hospitalização chega a 32% em pessoas inativas fisicamente

foto materia 2

Dada aimportância do tema, o professor João Marcelo de Souza Ribeiro (CREF 6402-G/MG), coordenador do curso d

e Educação Física da UninCor explica a importância de se manter fisicamente ativo, os cuidados necessários para se exercitar em segurança e tira algumas dúvidas sobre o tema.

Confira agora e entenda porque é tão importante manter uma rotina saudável neste período. 

Qual é a importância da prática de atividade física durante a pandemia? 

Diante da orientação para que as pessoas fiquem em casa, é fundamental que sejam incentivadas e posteriormente ampliadas as ações para a adoção-manutenção de uma rotina de vida fisicamente ativa. 

O estilo de vida sedentário é prejudicial para o nosso sistema imune, fundamental para reduzir a possibilidade de infecção viral. Além disto, o fato de ficarmos “parados” e muitas vezes nos alimentando inadequadamente favorece o ganho de peso, o aumento da pressão arterial, da glicose (açúcar) e lipídios (gorduras) no sangue, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, como a hipertensão e o diabetes, os quais têm sido associados a pior prognóstico em pacientes idosos acometidos pela covid-19.  

foto materia 4Qual é o tempo necessário para que a atividade física comece a dar resultados positivos na saúde do praticante, pensando no contexto da pandemia?

As recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) são que os adultos aumentem o tempo de atividade física semanal para 300 minutos – até uma hora de exercícios por cinco dias ou 40 minutos por sete dias – ou façam 150 minutos de atividade física intensa por semana, quando não houver contraindicação. 

É importante esclarecer que a prática de ‘atividade física’ compreende qualquer atividade motora que resulte em um gasto energético acima dos níveis de repouso, ao passo que a prática sistematizada, devidamente elaborada e prescrita considerando variáveis de treinamento visando objetivos específicos é denominada ‘exercício físico’. 

Dessa forma, enfatizamos que ambas atitudes são de fundamental importância para esse período de isolamento social. Neste sentido, recomenda-se fortemente um estilo de vida fisicamente ativo em ambiente domiciliar durante essa pandemia. 

Há atividades mais indicadas, visando o fortalecimento do organismo nesse momento? 

Importante alertar sobre a importância de se exercitar com responsabilidade e com orientação de um Profissional de Educação Física habilitado de forma presencial ou on-line. 

Vivemos em quarentena voluntária e nos manter saudáveis e ativos também é uma forma de reforçar a imunidade. Em artigo publicado na revista científica Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews, pesquisadores relatam, após analisar pacientes com covid-19, que treinos aeróbicos contribuem para fortalecer a imunidade em geral e o sistema respiratório, podendo minimizar a morbidade e mortalidade decorrentes do vírus.

Vale destacar que práticas como correr, nadar e pedalar podem aumentar a imunidade especificamente no aparelho respiratório, o principal alvo do coronavírus. Principalmente para os iniciantes, o ideal é caminhar ou correr, sem ficar ofegante. Se achar que está difícil conversar enquanto faz o exercício, é porque já passou do limite. 

Por isso, cautela. Acompanhamos muitos sedentários, sem condicionamento físico, comendo mal, ansiosos pelo confinamento, que começam a seguir maratonas on-line, com um ritmo acima do que podem aguentar.  

Já para quem treina e quer intensificar o ritmo, pode até aderir a um treino mais pesado, mas não todos os dias. Isso porque nessa intensidade acelerada e constante também há reflexos imunológicos: pode diminuir a fração de células de defesa chamadas neutrófilos, a primeira barreira que o vírus encontra ao entrar no corpo.  

Lembrar sempre da devida orientação de um profissional de Educação Física habilitado. 

Quais cuidados devem ser tomados durante a prática das atividades para evitar o contágio?

É crucial evitar o contato presencial com outras pessoas de forma a garantir uma aglomeração. As academias, dentre outras estruturas do segmento, têm se empenhado em oferecer segurança para os usuários, portanto se atente para as normas pré-estabelecidas pelos órgãos reguladores de saúde pública: 

  • Use máscara: Ela é essencial para evitar o contágio do novo coronavírus. O uso é obrigatório;
  • Fique atento à temperatura: Todos devem ter a temperatura averiguada com o uso do termômetro eletrônico à distância. Aqueles com a temperatura superior a 37.8ºC não devem entrar na academia;
  • Higienize as mãos: Lave bem as mãos, até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%;
  • Kit de Limpeza: Certifique-se se há kits de limpeza em pontos estratégicos das áreas de musculação e peso livre;
  • Mantenha distanciamento: Fique sempre a distância segura de 1,5 m entre as pessoas;
  • Não use o celular: Fica proibida a utilização de celulares durante a prática de atividade física;
  • Não use bebedouros: Os bebedouros devem estar fechados. Leve sua garrafa com água;
  • Não extrapole o tempo: O tempo de permanência de cada pessoa na academia é, no máximo, de 60 minutos. 

A prática de atividade física, por si só, é suficiente para proteger contra o contágio? 

Importante registrar que que ao invés do foco da intervenção com a atividade física ser na prevenção da covid 19, deveria ser na recuperação de quem teve a doença. A única prevenção é a vacina.

Só a prática regular de exercícios não resolve e saliento a importância de não simplesmente fazer exercícios, mas saber como manusear as diversas variáveis da atividade física  e entender as respostas agudas e crônicas de acordo com a fisiopatologia e sequelas da covid 19. 

Porém, faz parte de uma engrenagem que envolve uma alimentação adequada, descanso e rotina saudável que poderão minimizar sintomas, mas não o evitar. Portanto, a única saída ainda seria a responsabilidade com relação ao distanciamento social, higienização adequada, respeito ao ser humano e claro, vacinação eficiente de toda a população mundial. 

foto materia 5Qual recado você gostaria de deixar para a sociedade neste momento? 

O período de pandemia nos fez pensar que podemos aprender algo diferente, corrigir rumos, readequar as trilhas e estimular a criatividade. Importante planejarmos o pós-pandemia e ressignificar a importância da família e da saúde plena. Portanto, tenhamos esperança e fé por dias melhores e cuidem-se, afinal Mens Sana in Corpore Sano!  

Graduação em Educação Física da UninCor

A sociedade está aderindo, cada vez mais, a um estilo de vida mais saudável e a prática de atividades físicas está sendo muito demandada, assim como um profissional competente para o acompanhamento do aluno.

Quer ser um profissional da Educação Física? A UninCor está com inscrições abertas para o processo seletivo do segundo semestre de 2021. 

Também estão abertas as inscrições para o AÇÃO UNINCOR, que oferece bolsas de até 100%! Confira o edital completo aqui.

Conheça também o BOLSÃO ENEM, que oferece bolsas de até 50% de desconto. Confira o edital completo aqui.

Inscreva-se agora no vestibular da Unincor: transforme.unincor.br e faça sua prova sem sair de casa, ou utilize a nota do ENEM.

Se preferir, fale com nossas consultoras através do WhatsApp:

Gabriela (35) 99147- 2188 (Três Corações)

Ráisa (35) 99196- 0863 (Três Corações)

Byanca (35) 99123- 2882 (Três Corações)

Gustavo (35) 99270-0535 (Três Corações)